29 de abril de 2012

Oficina de Espanhol na Escola Papa João XXIII


No Farol do Saber Rocha Pombo, anexo a Escola Papa João XXIII, no Portão, a Agente de Leitura Mônica Almeida Runfe e o Voluntário Camilo estão realizando Oficina de Espanhol  através de poesias.
O propósito é a aquisição da língua estrangeira espanhola e conhecer a poesia de Antônio Machado (poeta espanhol).
Através de leitura de uma estrofe da poesia “Provérbios y cantares” de Antônio Machado, os participantes puderam aprender sobre a pronúncia das palavras em espanhol e seus significados, além de conhecer e interpretar o poema.

POESIA TRABALHADA:

Proverbios y cantares / Provérbios e cantares
Autor: ANTONIO MACHADO
I
Nunca perseguí la gloria
ni dejar en la memória
de los hombres mi canción;
yo amo los mundos sutiles,
ingrávidos y gentiles
como pompas de jabón.
Me gusta verlos pintarse
de sol y grana, volar
bajo el cielo azul, temblar
súbitamente y quebrarse.


Agente de Leitura Mônica e Voluntário Camilo
Agente de Leitura Monica e Adolescentes participantes


17 de abril de 2012

Clube Desbravadores Metropolitanos – CEI Adriano Robine









Todos os domingos pela manhã, das 9h as 12h, o Clube de Desbravadores Metrô-Kids, realiza atividades diferenciadas, dentro do Programa Comunidade Escola. Neste último sábado (14/04), foi feita uma gincana com bexigas. Tudo com muito carinho e organização.
O Clube Desbravadores Metropolitanos, tem 25 anos de existência, sua sede é na Igreja Adventista do 7º dia, no bairro Fazendinha, Curitiba.
Aos domingos, alegram o Programa Comunidade Escola, no CEI Adriano Robine fazendo suas atividades rotineiras e de divulgação do Clube para os participantes do programa. Todos são acolhidos de maneira feliz, no semblante de cada representante do grupo tem sempre um sorriso estampado.
O Clube conta com vários lideres locais, dentre eles a diretora Elaine e outros responsáveis: Emerson, Jessica F., Roberto, Jessica, Lucas e outros que a apoiam nas diferentes atividades desenvolvidas.
 Meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais ou religião reunem-se uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
Vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstram habilidade com a disciplina através de ordem unida, e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas.
Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Prestam também socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo o que fazem procuram desenvolver o amor a Deus e à Pátria e, além disso, fazem muitos amigos!
O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia.
Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar deste movimento que tira da diversidade, o colorido da energia juvenil.
Criados em 1921, o Voto e a Lei dos Desbravadores (na época Missionários Voluntários), é de autoria de Harriel Holt e A.W.Spalding.

Fonte: Site oficial dos Desbravadores: http://www.desbravadores.org.br/

Notícia enviada pela Professora Coordenadora Lídia Maria Chaves Garcia.

16 de abril de 2012

Final de semana muito animado no CEI do Expedicionário

No CEI do Expedicionário, na Regional Portão, não faltam atividades interativas, dinâmicas e sobretudo que valorizam as diferenças e que cultuam a paz.
De acordo com CAVALLARI, as principais características das atividades recreativas são: -deve ser desenvolvida de forma espontânea; - a prática de atividades recreativas deve levar as pessoas a estados psicológicos positivos, se realizado em um clima e com uma atitude predominantemente alegre e entusiasta.
Esta atitude alegre e entusiasta esteve presente em todas as atividades desenvolvidas neste fim de semana. No desfile das bikes, no tênis com bexiga, na oficina de manicure, no futsal, no volei e no momento cultural.
As atividades de destaque do último final de semana foram:
Estagiários da Santa Cruz: desenvolveram um trabalho sobre circo e passaram o dia fazendo pintura facial na garotada.
Pastoral da Criança: dividindo talento e voluntariado acrescentaram ações para a comunidade com ações em prol do desenvolvimento e saúde infantis.
Teatro: em comemoração ao "Dia do Livro" foi realizada a apresentação da peça "Sitio do Pica-Pau Amarelo.
Jiu-Jitsu: O Professor Sérgio sempre muito atencioso, entusiasma a garotada em suas aulas.
Oficina de Manicuro Infantil: A agente de leitura Jaqueline e a Professora Coordenadora Kassandra orientaram meninas até 13 anos a fazerem higienização de suas unhas, aprendendo a cortar, lixar e pintar. Saíram todas muito satisfeitas e com suas unhas decoradas.
Jogo de Tênis: Através do Projeto Escola+Esporte=10, criado pela SMEL, o Professor de Educação Física Carlos, orientou o “Tênis com Bexiga”, fazendo uso da rede e da quadra do Futsac. O público infantil e adolescente pôde se divertir com a mistura de faixa etária em todas as partidas.
Momento Cultural: A Agente de Leitura Jaqueline em conjunto com o Agente de Informática Fábio, orientaram atividades envolvendo leitura e quebra-cabeça na Biblioteca.
Futsal: Foi realizado um mini torneio, orientado pelo Professor de Educação Física e a Professora Coordenadora Kassandra.
Tudo ocorreu com a maior animação.
Sabem o que é uma genuína demonstração de amor aos livros? Olhem com carinho a foto da garotinha com a chupeta lendo livros...
E viva o fim de semana, com paz e alegria!

Notícia enviada pelas Professoras Coordenadoras Kassandra Santana Matievicz e Monica Correa Dias.
















4 de abril de 2012

Feliz Páscoa!

Páscoa é tempo de Amor,
de família e de Paz...
É tempo de agradecermos
discretamente
por tudo que temos
e por tudo que teremos.
Páscoa é um sentimento
nos nossos corações
de esperança , fé e confiança.
É dia de milagres;
é dia dos nossos sonhos parecerem
estar mais perto,
tempo de retrospecção
por tudo que tem sido
e uma antecipação de tudo que será.
E é hora de lembrar
com amor e apreciação
as pessoas em nossas vidas
que fazem diferença...
Pessoas como você!!!
Feliz Páscoa a todos da Famílica Comunidade Escola Portão!
Ana Cancelier/Páscoa 2012
 

2 de abril de 2012

Festas de Páscoa no Programa Comunidade Escola Portão

Viva a Páscoa no Programa Comunidade Escola Portão!
       Durante todo o fim de semana o participantes do Programa Comunidade Escola Maria Clara Brandão Tesserolli confeccionaram cenouras de E.V.A. e coelhinhos, orientados pelas Agentes de Leitura. À tarde foram distribuídos doces e ovos de Páscoa, doados por parceiros da região. Além dos doces, o público pode fazer um lanchinho com deliciosos cachorros quentes e suco á vontade. 
Para alegrar a festa tivemos a participação do Coelhinho da Páscoa que interagiu com a criançada e fez a entrega dos doces, juntamente com representantes da APPF  e a Presidente da Associação do Bairro, a “Chica”.
A escola conseguiu alguns brindes de doação de parceiros locais, incluindo panificadoras e do “Sr. Edson do Parolim”.
 “A festa foi muito boa, nós adoramos chocolate, obrigado ao Coelhinho do Maria Clara!” – disseram as crianças.
 Agentes envolvidos: Marivalda e Andressa (direção), Ana Cristina e Ana Regina (Professoras Coordenadoras), Luciane e Indianara (Professoras de Educação Física), Marinita, Lídia, Leunice e Lucibéria (Agentes de Leitura)

       No CEI Adriano Robine, a festa aconteceu no domingo. A criançada ganhou doces e chocolates de duas Coelhinhas: a Rosa e a Rosinha, que brincaram com o público, com graça e simpatia.
A arrecadação de doações de doces foi feita pela Presidente da Associação AMF, Luinni Forghieri.
Agentes envolvidos: Sibele e Jesiane(Direção), Lídia (Professora Coordenadora), Olga (Agente de Leitura), Márcia (Professora de Educação Física), Luiz e Paulo (Voluntários).

       No CEI Nair de Macedo, a festa foi animada com a “Caça ao tesouro de Páscoa” no sábado e com a “Gincana de Páscoa” no domingo... O público de crianças e adolescentes teve que literalmente correr atrás dos chocolates. Foi um final de semana regado de muita diversão.
 Agentes envolvidos: Giovanna e Consuelo (Direção), Juciane e Regiane (Professoras Coordenadoras), Laiza e Monique (Professoras de Educação Física).

     No CEI do Expedicionário o sábado foi bem interessante. Crianças e jovens procuraram bastante a biblioteca desde o período da manhã, fazendo atividades relacionadas à Páscoa. Mesmo quando o material da Agente de Leitura havia se esgotado as crianças continuaram buscando nos livros imagens de coelhos e ovos de Páscoa para servirem de referência para o enfeite do mural. Um menino foi buscar sua inspiração nos gibis da turma da Mônica, no Sansão. Muitos pediram para escrever mensagens além dos desenhos.
“Foi bem bonito o envolvimento de todos!” disse a Agente de Leitura Kassandra.
Agentes Envolvidos: Cláudia e Ana (Direção), Mônica (Professora Coordenadora), Kassandra (Agente de Leitura), Maria Aparecida (Educação Física).

Viva a Páscoa no Programa Comunidade Escola Portão!

A Coordenadora de Área, Ana Cancelier, agradece o empenho de todos! Parabéns Equipe Portão!
Confira nas fotos, atividades que aconteceram em nossas escolas:
Maria Clara - Festa de Páscoa

Adriano Robine - Coelhinhas

Adriano Robine - Festa de Páscoa

Nair de Macedo - Gincana de Páscoa

Nair de Macedo - Caça ao Tesouro de Páscoa

Nair de Macedo - Caça ao Tesouro de Páscoa
Maria Clara - Festa de Páscoa

Maria Clara - Oficina de Caixas de Páscoa

Maria Clara - Oficina de Caixas de Páscoa

Maria Clara - Festa de Páscoa

Maria Clara - Festa de Páscoa

Maria Clara - Festa de Páscoa

Maria Clara - Festa de Páscoa

Maria Clara - Festa de Páscoa

Maria Clara - Festa de Páscoa

Adriano Robine - Festa de Páscoa

Adriano Robine - Festa de Páscoa - Voluntária entregando os chocolates que arrecadou
Maria Clara - Voluntária ajudando a distribuir Chocolates
Maria Clara - Voluntária ajudando a distribuir suco
Expedicionário - Painel

1 de abril de 2012

MARÇO - Mês da Mulher







O Dia Internacional da Mulher, celebrado em março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a idéia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

A Equipe Maria Clara Brandão Tesserolli, da Regional Portão, aproveitou o mês de março para fazer homenagem às Mulheres, trabalhando textos e  confeccionando, com o público, bijuterias presentear as mães, avós, tias, irmãs, amigas, etc.
Trabalho realizado pelas Agentes de Leitura: Marinita, Lucibéria, Leunice, Rosely
Colaboração: Ana Regina (Professora Coordenadora) Luciane (Educação Física)

 Texto:

SER MULHER (Ivone Carvalho)

Mulher menina toda ternura,
Mulher criança é só doçura,
Adolescente é sinônimo de paixão,
Mulher-mulher que enlouquece o homem,
Mulher mãe, amor e coração,
Na meia idade, feito loba é mais mulher,
Na velhice, o carinho e a inteligência
Que todo homem quer.

Mãe das bonecas e do irmão,
Do animalzinho de estimação,
Meio mãezinha do namorado,
Mãe protetora do seu amado,
Mãezona do neto que fica encantado,
Mãe dos pais, na idade avançada.

Mulher que se liberta pouco a pouco,
Que assume o seu lugar de igualdade,
Impondo seu espaço na sociedade,
Exercendo hoje qualquer profissão,
Sem esquecer-se de cada obrigação
Que assumiu no lar e na vida,
Desde a tenra idade.

Mulher que já nasce apaixonada,
Que vive o amor, em cada jornada,
Que sofre, chora, ri e se entrega,
Conhecendo o valor de cada detalhe,
Que sonha e que vive a realidade,
Querendo sempre ser amada de verdade,
Mas antes de tudo, ama tudo o que quer.

Mulher que não precisava ter um dia
Que internacionalmente comemora
Sua existência e sabedoria.
Pois todas as horas de todos os dias,
Ela é lembrada, chamada e socorre
O filho, o neto, o pai, o homem,
Todos que pedem sua atenção.

Mulher é razão, é discernimento,
É emoção, é sentimento,
É o desejo, a sedução,
É a prece, a oração.


É o amor em todos os sentidos,
Amor completo, sem pruridos,
Mulher é a alma do coração.

Notícia enviada por: Marinita Martins